Creas Ii – Macaé (RJ)

Creas Ii – Macaé (RJ)

A unidade do Creas Ii – Macaé (RJ) ( Centro de Referência Especializado de Assistência Social ) é um órgão estatal de abrangência municipal integrante do Sistema Único de Assistência Social.

Através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.

Contando com uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogo, educador social, advogado, pedagogo, dentre outros, é um serviço que se articula com as diversas Políticas Públicas.


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

Uma pessoa será atendida no CREAS, entre outras situações, por sofrer algum tipo de assédio, de discriminação, de abuso, de violência ou por demandar cuidados em razão da idade ou deficiência.

Quem pode usar o serviço?

Todas famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, de violência ou de outras formas de violações de direitos.

Tenho que levar algum documento?

A falta de documentação não impede a realização do atendimento.

Tenho que pagar pelo atendimento no CREAS?

Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

 

 

SERVIÇOS NA UNIDADE CREAS II

No CREAS são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias.

Além disso, no CREAS também é realizada orientação sobre acesso a benefícios e programas da Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para defesa de direitos.

Alguns exemplos das situações que são atendidas no CREAS são:

➢ Violências que ocorrem na própria família da pessoa, a exemplo de: abandono, negligência, violência física ou violência psicológica;

? Discriminação por raça/cor e etnia, gênero, idade, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência;

➢ Trabalho infantil;

➢ Afastamento ou rompimento do convívio familiar;

➢ Cumprimento de Medidas Socioeducativas: Duas modalidades são acompanhadas pelas equipes do CREAS: Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida;

➢ Violência Sexual (tanto o abuso, quanto a exploração sexual);

➢ Dependência de cuidados por causa da idade (para pessoas idosas) ou por causa de deficiência (para pessoas de qualquer idade);

➢ Vítimas de calamidades ou emergência social, como no caso do rompimento de barragens, enchentes, secas, migrantes.

 

Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?

CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam.

CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.

 

Serviço Especializado em Abordagem Social
Serviço ofertado de forma planejada e continuada com o objetivo de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua de rua, dentre outras.

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias
Atendimento especializado para pessoas idosas ou com deficiências que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos que comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Projeto Olhar
Conjunto de procedimentos técnicos especializados para atendimento às crianças e adolescentes vítimas de exploração, abuso e violência sexual e suas famílias.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
O programa tem como finalidade retirar crianças e adolescentes menores de dezesseis anos do trabalho precoce, exceto para aqueles que fazem parte do programa jovem aprendiz.
De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, são consideradas trabalho infantil todas as atividades econômicas ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes sejam elas remuneradas ou não.
O programa assegura aos pais ou responsáveis transferência de renda através do Programa Bolsa Família, além da inclusão nos serviços de orientação e acompanhamento realizados por equipe multidisciplinar.

ENDEREÇO CREAS II – MACAÉ 🏟️

  • Rua Ari De Carvalho, 0 – Bosque Azul – Macaé – RJ – CEP: 27971-754

 

TELEFONE CREAS II – MACAÉ 📞

  • Não informado / unidade não possui telefone